Mesmo com bons sistemas informatizados é necessária a intervenção humana na elaboração das DCASP?
Essa é uma pergunta que parece obvia, mas que na verdade gera muitas dúvidas até mesmo em profissionais de contabilidade experientes. Por isso, continue lendo esse artigo para entender mais sobre este assunto.
As demonstrações contábeis aplicadas ao setor público (DCASP) são, sem sombras de dúvidas, as principais peças que compõem as prestações de contas dos gestores públicos auditadas especialmente pelos Tribunais de Contas. Por isso, merecem toda a atenção dos profissionais de contabilidade antes de serem publicadas oficialmente.
Existem no mercado excelentes soluções de informática aplicadas à contabilidade pública, e a maioria destes estão parametrizados para emissão as demonstrações contábeis, bastando para isso alguns simples comandos.
Contudo, é importante ter em mente que não é tão simples assim. Não basta apertar um botão e, como em um “passe de mágicas”, tudo estará concluído e perfeito. É necessário a intervenção humana, ou pelo menos ainda é, devido a uma série de verificações destinadas ao encerramento do exercício, de forma que as DCASPs representem fielmente a movimentação orçamentária, financeira e a posição patrimonial e econômica dos órgãos e entidades públicas.
Mesmo existindo uma integração entre os diversos sistemas informatizados (contabilidade, patrimônio, folha de pagamento, tributário, etc.) existem diversos eventos que não são parametrizados e escapam ao controle desses sistemas. E não poderia ser diferente pois a Contabilidade é uma ciência social aplicada e não uma ciência exata.
Além do fechamento das demonstrações contábeis, o profissional de contabilidade necessita elaborar, por exigência das normas contábeis, uma quantidade significativa de notas explicativas para tornar mais transparente as informações contidas nas DCAPs e ainda para que estas sejam úteis para dirimir as dúvidas dos auditores públicos evitando assim esclarecimentos adicionais as prestações de contas.
Podemos concluir, mesmo com o uso bons sistemas da tecnologia da informação na área pública, ainda é necessária a intervenção humana, no caso dos profissionais de contabilidade, para o encerramento das demonstrações contábeis e elaboração das notas explicativas.
Receba o Conteúdo do Blog.
Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!
3 Comentários
Ao longo dos anos criou-se um comodismo principalmente em relação à atividade relacionada a CASP. Ao se levantar um questionamento, seja sobre contabilização, procedimentos ou demonstrações, a resposta é quase sempre “o meu sistema é assim”, ou “a culpa é do sistema”, ou “o sistema não tem isso”. Não há uma participação efetiva do contador nas práticas diárias da CASP. Seria importante repensar essa situação e começar a sair dessa “zona de conforto”.
Evandro, você tocou em um ponto muito importante. De fato esperamos muito dos sistemas de informação. Eles são importantíssimos para atuação do profissional de contabilidade e também em outras áreas, entretanto concordo com você qua do se afirque que devemos ser mais proativos em relação a geração e qualidade da informação contábil e não esperar que oa sistemas realizam as tarefas que são inerentes a atividade dos profissionais.
Infelizmente isso acontece muito.