O Balanço Financeiro tem como finalidade evidenciar as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas por fonte/destinação de recursos. Apresenta também os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte e outras informações relevantes.
Algumas das informações contidas no balanço financeiro podem ser detalhadas em notas e quadros explicativos. Veja o exemplo a seguir.
O total do saldo dos extratos bancários ao final do exercício anterior em relação ao saldo contábil apresentado no Balanço Financeiro apresentou uma diferença de $12.000. O total do saldo dos extratos bancários que passa para o exercício seguinte em relação ao saldo contábil apresentou uma diferença de $23.000, conforme se destaca no quadro a seguir:
Perceba que o detalhamento desta informação é muito importante para evidenciar o saldo da disponibilidade de caixa constante nos extratos bancários e no balancete contábil e as eventuais diferenças entras eles.
Existem várias formas de se destacar as informações contidas nas demonstrações contábeis de modo que elas se tornem cada vez mais uteis para a tomada de decisão e para o processo de prestação de contas dos gestores públicos.
0 Comentários