A Governança no setor público exige um conjunto fatores e agentes para sua validação. Dente os agentes estão as pessoas a começar pelos servidores, não só aqueles que executam as atividades e que estão na linha de frente, mas também da alta gestão.
Por exemplo, no âmbito do município se você não tiver o comprometimento do prefeito em disseminar boas práticas de gestão e de controle dificilmente os servidores irão executar as operações com o devido comprometimento, pois exemplo ele tem que partir de cima. Por isso, a cultura do controle dentro da organização é importante.
Outro ponto que se deve destacar é que em cada uma das secretarias municipais, das autarquias, das fundações e empresas estatais tem aquelas pessoas que estão lá na Linha de frente. Que estão executando o realmente as atividades. Daí, se começa a perceber que esse papel de controle não compete apenas à Controladoria como é assessor do chefe do Poder Executivo que coordena o sistema de controle Interno e sim a todos os envolvidos na organização.
0 Comentários