A Administração Pública deve manter sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. É isso o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Mas não é só a LRF que trata do sistema de custos no setor público, a Lei nº 4.320/64, bem como o Decreto-Lei n. 200/1967 já abordavam este tema. Mais recentemente, em 2011, o Conselho Federal de Contabilidade editou a Norma Brasileira de Contabilidade (NBCT 16.11) tratando especificamente do Sistema de Informações de Custos do Setor Público (SICSP).
A seguir abordaremos este tema na forma de questões comentadas para que você tenha mais familiaridade com este assunto na hora da prova.
QUESTÃO 1. (FEMPERJ-TCE/RJ-2012) A partir das definições da NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público, analise as assertivas a seguir:
I. O Sistema de Informação de Custos do Setor Público é obrigatório em todas as entidades do setor público, independente da autonomia administrativa e financeira.
II. O Sistema de Informação de Custos do Setor Público é apoiado em três elementos, que são o sistema de acumulação, o sistema de custeio e o método de custeio.
III. No âmbito do sistema de custeio, podem ser utilizados os seguintes critérios de mensuração: custo histórico; custo corrente; custo padrão; e valor justo.
IV. As entidades devem adotar uma metodologia uniforme para custeamento dos objetos de custeio apresentados pela entidade.
Estão corretas as afirmativas:
a) apenas I e II;
b) apenas I e IV;
c) apenas II e III;
d) apenas III e IV;
e) I, II, III e IV.
Comentários:
Item I – Correto. Além da obrigatoriedade prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, a NBCT 16.11 prevê a obrigatoriedade do Sistema de Informações de Custos do Setor Público (SICSP).
Item II – Correto. Segundo a Norma, o SICSP é apoiado em três elementos: Sistema de acumulação; Sistema de custeio e Método de custeio.
Item III – Errado. Dos itens descritos no enunciado apenas o valor justo não está entre os critérios de mensuração do sistema de custeio. E além disso, também pode ser utilizado o critério do custo estimado.
Item IV – Errado. Na verdade, a Norma prevê que as entidades podem adotar mais de uma metodologia de custeamento, pois isso depende das características do objeto de custeio.
Gabarito: A.
QUESTÃO 2. (CESPE-TCE/RO-2013) Acerca do Sistema de Informações de Custos no Setor Público (SICSP), julgue o item que se segue.
O SICSP deverá estar integrado com o processo de avaliação patrimonial e de controle de estoques, permitindo efetuar o controle entre o físico e o financeiro.
Na verdade, a NBCT 16.11 prevê que o SICSP deve estar integrado com o processo de planejamento e orçamento e não processo de avaliação patrimonial e de controle de estoques.
Ainda segundo a Norma, o processo de mensurar e evidenciar custos deve ser realizado sistematicamente, fazendo da informação de custos um vetor de alinhamento e aperfeiçoamento do planejamento e orçamento futuros.
Gabarito: Errado.
QUESTÃO 3. (ESAF – MTUR – 2014) A respeito da adoção de sistema de custos na administração pública, é correto afirmar:
a) a sua adoção no âmbito da Administração Pública Federal se mostrou inviável em razão da vinculação da despesa ao orçamento público determinado pela Lei n. 4.320/1964.
b) embora a Lei n. 4.320/1964 o tenha instituído somente para os serviços industriais, o Decreto-Lei n. 200/1967 o estendeu para toda a Administração Pública Federal.
c) a sua adoção deve ser feita de forma seletiva em razão de a administração pública possuir características que inviabilizam o custeio pleno.
d) a sua adoção é facultativa pela administração pública em razão desta não visar lucro ou resultado econômico.
e) a Lei Complementar n. 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – determina a sua adoção somente para a avaliação dos programas finalísticos.
Comentários:
Item A. Errado. A vinculação da despesa ao orçamento público não inviabiliza a apuração dos custos.
Item B. Correto. A Lei nº 4.320/64 estabelece que serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem, entre outros acompanhamentos, a determinação dos custos dos serviços industriais. Já o Decreto-Lei nº 200/1967 prevê que a contabilidade deverá apurar os custos dos serviços de forma a evidenciar os resultados da gestão.
Item C. Errado. Conforme vimos anteriormente nenhuma das normas que trata de custos no setor público trata da seletividade na sua aplicação.Alem disso, o fato do setor público não visar o lucro não impede que os custos sejam apurados.
Item D. Errado. Muito pelo contrário, o sistema de custos deve ser adotado no âmbito de toda Administração Pública.
Item E. Errado. Muito cuidado com este item pois a LRF em seu o Art. 4º, inciso I, alínea e, estabelece a lei de diretrizes orçamentárias disporá também sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos. Observe que a Lei não afirma que a adoção do sistema de custos se aplica somente para a avaliação dos programas finalísticos.
Gabarito: B.
Baixe AQUI a integra da NBCT 16.11 que trata do do Sistema de Informações de Custos do Setor Público (SICSP).
Se gostou compartilha! 😉
Receba o Conteúdo do Blog.
Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!
12 Comentários
medicamentos disponible en Bolivia Fortbenton Münchenstein farmaci in vendita in Europa
Czy można dostać leki bez recepty w Hiszpanii? Novartis Zamora Acheter du médicaments en ligne en toute sécurité et confidentialité
acheter médicaments en france Germed Bron achat médicaments en Espagne sur internet
к чему снится я красном купальнике если вам приснилась моча астропрогноз на неделю по дате рождения
снятся красные розы в бутонах 21 мая 1970 день
недели
Medikamente online bestellen in der Schweiz Cinfa Annemasse medicijnen zonder voorschrift veilig online bestellen
Thanks for a marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you may be a
great author.I will be sure to bookmark your blog and
definitely will come back later in life. I want to encourage that you continue your great
work, have a nice morning!
қазақ философиясы тарихы контексіндегі ізгілік этикалық тәрбие мәселесі, қазақ философиясы реферат механикалық
жіп иіру, адамның қатысуынсыз жіп иіретін мәшине жасады?
абай көрініс сценарий, сахналық көрініс сценарий орыс тілі мұғаліміне пікір,
орыс тілі орыс әдебиеті грант
medicijnen te koop in Nederland Pfizer Arras Consigli per l’acquisto di farmaci senza ricetta
in Svizzera
ауезов университет, м.ауэзов университет шымкент заочно кәмелетке толмағандар туралы
заңдар, кәмелетке толмағандар ісі жөніндегі
инспектор наурыз көже туралы тақпақ, наурыз туралы тақпақ 3
шумақ тунин тыныш болсын, қайырлы түн жаным текст
сұраулы сөйлем мысалдар, сұраулы сөйлем мысал 4
сынып р 11 0,2 11, приказ 32
мз рк с изменениями қр-сы аумағы құрылым нысаны бойынша
қандай мемлекет, қр заңдар тізімі көктем ол қуаныштың ізгі лебі,
көктем туралы тақпақ
acheter médicaments sans ordonnance Belgique Fannin San Nicolás de los Garza medicamentos en venta sin receta en Quito
подработка в бахчисарае с ежедневной оплатой ястро омск подработка работа дома вакансии сборка подработка уссурийск группа ватсап